Sobre Nós

LogoBottom2

 

História da Região

O café Serrazul é cultivado e processado na Chapada de Contagem em Brasília, Distrito Federal.

Conta-nos o historiador Paulo Bertran que:

“A Contagem do pé da serra de São João das Três Barras , instalada em 1736 , a cerca de dez quilômetros do atual Plano Piloto de Brasília , é o mais antigo estabelecimento público do Distrito Federal e ponto importante para a história de sua colonização .

Uma Contagem era um posto fiscal intermediário, entre os registros instalados nas fronteiras das capitanias e o destino final das mercadorias nos arraiais auríferos. Uma espécie de “malha fina” do sistema tributário colonial ,  ”contando” as guias fiscais emitidas nos registros das fronteiras , a ver se no trajeto entre os dois não aumentavam nem diminuíam as mercadorias ,
caracterizando alguma forma de contrabando. Mas dependendo do itinerário da tropa de mercadorias , tinha a mesma função originária dos registros , recebendo o imposto sobre as mercadorias e gado e emitindo um recibo ou  ”guia” que devia ser apresentado ao caixa do contrato no arraial de destino da tropa , no absurdo prazo de 24 horas , sob ameaça de confisco .”

História da Terra e do Homem no Planalto Central : Eco-História do Distrito Federal : do Indígena ao Colonizador / Paulo Bertran .-  Brasília : Solo , 1994 . 270p .)

Atualmente , a estrada DF 001 corta a Chapada da Contagem tendo de um lado o Parque Nacional de Brasília , área de preservação ambiental totalmente cercada , protegida , e do outro , o Núcleo Rural Lago Oeste , formado por aproximadamente 1.200 chácaras de no mínimo 20.000 m² cada uma . A chácara onde o Café Serrazul é cultivado e processado tem 05 hectares.

Motivação do Produtor

A propriedade rural foi adquirida com a finalidade de lazer. Na época não se pensava em nenhum projeto agronômico produtivo. O objetivo era plantar árvores ornamentais, fruteiras em geral e uma horta com produtos naturais para suprir às necessidades domésticas.

Anos depois, foram plantados pés de café somente para consumo próprio. A partir dessa experiência surgiu a vontade de expandir o plantio. A ideia desde o início foi a de se ter o domínio da produção, isto englobaria desde a feitura das mudas até o produto final: o café torrado, grão ou moído.

Nascia assim o Café Serrazul, cuja primeira colheita se deu em 1999, tendo por lema qualidade, qualidade e qualidade.

 

 

TOP