Produtos Orgânicos – Certificação

Um produto orgânico só pode ser vendido como tal se for certificado. Após a certificação, o uso do selo Produto Orgânico Brasil é obrigatório por lei.
O SELO ÚNICO OFICIAL do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica é a garantia de que os produtos são orgânicos. O selo indica que toda a produção foi inspecionada, controlada e certificada por organismos credenciados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.

SELOS DE CETIFICAÇÃO POR AUDITORIA E SISTEMA PARTICIPATIVOselos_certificacao

 Existem duas modalidades de organismos que realizam a certificação:

- Certificação por auditoria

- Certificação pelo sistema participativo – OPAC

O Café Serrazul é certificado pelo OPAC – Cerrado, organismo vinculado ao Sindiorgânicos
( Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal ).

Clique aqui para acessar o CERTIFICADO DE CONFORMIDADE ORGÂNICA OPAC -Cerrado

Agricultura orgânica

Agricultura orgânica é o sistema de manejo sustentável da unidade de produção com enfoque sistêmico que privilegia a preservação ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biogeoquímicos e a qualidade de vida humana.

A agricultura orgânica aplica os conhecimentos da ecologia no manejo da unidade de produção, baseada numa visão holística da unidade de produção. Isto significa que o todo é mais do que os diferentes elementos que o compõem. Na agricultura orgânica, a unidade de produção é tratada como um organismo integrado com a flora e a fauna.

Portanto, é muito mais do que uma troca de insumos químicos por insumos orgânicos/biológicos/ecológicos. Assim o manejo orgânico privilegia o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, aliado ao melhor aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos, à manutenção da biodiversidade,
à preservação ambiental, ao desenvolvimento econômico, bem como, à qualidade de vida humana.

O café orgânico e seu cultivo

O café pertence ao gênero Coffea da família Rubiaceae. Dentre as espécies cultivadas destacam-se Coffea arabica, conhecida como café arábica, e Coffea  canephora, conhecida como café conilon ou robusta. O café arábica é uma espécie originária das florestas subtropicais da região serrana da Etiópia e se adequa ao  clima tropical de altitude. Já o café robusta é originário das regiões equatoriais baixas, quentes e úmidas da bacia do Congo.

Apesar da pequena porcentagem que representa em relação à cafeicultura brasileira, o café orgânico é uma atividade com enorme potencial de promover a preservação ambiental e valorização social e econômica de uma região e representa uma ótima oportunidade para fortalecer as organizações de pequenos produtores e reduzir as desigualdades sociais.

Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br

Venha nos visitar e conheça o processo produtivo do Café Orgânico Serrazul
TOP